Boas histórias dependem de bons personagens
Diversos reinos poderosos já ruíram, enquanto mundos inteiros eram obliterados. Heróis e vilões, exércitos ou comitivas… Nada consegue resistir a um mal tão devastador quanto esse que vou lhes contar: a falta de qualidade dos personagens. Nessa série de artigos que eu vou apresentar a vocês, pretendo mostrar qual a importância que um personagem tem dentro de uma história, como um personagem bem construído ajuda a campanha ficar mais interessante, e desse modo, garantir que você e seu grupo de amigos se divirtam muito mais durante as próximas partidas de RPG.
O conteúdo não tem sistemas específicos, serve tanto para jogadores e narradores novatos quanto para os veteranos, e não é direcionado a nenhum estilo de jogo pré-determinado. É um tema universal, a respeito de personagens e narrativas. Essas idéias são um pouco do que eu aprendi ao longo dos anos como jogador de RPG, e espero que agrade.
Personagens ruins invariavelmente podem levar uma campanha a um fim prematuro. Já tive o desprazer de ver bem mais de uma campanha acabando pela simples falta de empolgação por parte dos envolvidos – jogadores e narrador. É importante dar atenção a criação dos personagens porque eles serão o pilar de sustentação da história, é em torno deles que ela vai girar. Se os personagens forem vagos demais e sem defeito algum, a história será simples demais e sem desafio algum. Se o objetivo do RPG para você for o desafio e a liberdade para desenvolver um herói divertido, é bom repensar em como você cria os seus personagens, e eu pretendo ajudar você com isso da melhor maneira que eu conseguir.
Estamos falando de uma narrativa, que é composta por diversos elementos. Quanto melhor eles forem trabalhados, maiores serão as chances da sua campanha ficar interessante e divertida por mais tempo. Os personagens não são o único fator importante em uma crônica, existem outros aspectos que a compõem. Eu não vou entrar em detalhes sobre esses outros, mas, é importante mostrá-los para compreender onde os personagens se encaixam e qual a importância deles (só depois de compreender isso é que as dicas para criar um bom personagem vão fazer algum sentido).
Uma história é composta por:
- Tempo: o intervalo de tempo em que os fatos acontecem.
- Espaço: a localização em que os fatos acontecem.
- Enredo: é o fato em si, com começo, meio e fim.
- Narrador: é quem narra os fatos.
- Personagens: são os indivíduos que participam de maneira mais significativa nos fatos, e se dividem entre:
- Protagonistas (personagem principal): é o personagem mais importante da obra, no qual a história gira em torno dele. Geralmente é o herói e em alguns casos pode existir mais de um (numa mesa de RPG geralmente são 5 ou 6, logo, todos devem ter o mesmo grau de atenção). Exemplos : Harry Potter, Frodo Bolseiro e Jack Sparrow.
- Coadjuvante (personagem secundário) : é o personagem que ajuda o protagonista, ele deve ser usado com moderação para não ofuscar a atuação dos heróis. Exemplos: Alvo Dumbledore, C-3PO e Capitão Hector Barbossa.
- Antagonista: é o personagem que rivaliza o protagonista, quase sempre batalha com o mesmo no final da obra. Geralmente é o vilão e em alguns casos pode haver mais um, no entanto, o antagonista não precisa ser necessariamente uma pessoa, podendo ser um objeto, um monstro ou um fato que dificulte os objetivos do protagonista. Exemplos : Sauron, Voldemort e Darth Sidious.
- Oponente: é o personagem que ajuda o antagonista. Da mesma forma que o coadjuvante em relação ao protagonista, é geralmente aliado do antagonista principal, embora às vezes trabalhe e sirva para o mesmo. Deve ser usado com moderação para não ofuscar o antagonista. Exemplos : Saruman, Draco Malfoy e Davy Jones.
- Figurante: são os personagens que não são fundamentais para a trama principal, que tem como único objetivo ilustrar o ambiente e o espaço social que são representados durante o desenrolar de uma ação da trama. Exemplos : tripulação de um navio, platéia de uma partida de Quadribol e mercadores de um bazar.
- Introdução: onde são apresentados os personagens, o tempo, o espaço, e o enredo.
- Trama: nessa fase o fato é desenvolvido para que haja uma melhor compreensão da narrativa. A montagem desses fatos deve levar a um mistério, que se desvendará no clímax.
- Clímax: é o momento principal da aventura, a parte emocionante e dinâmica, onde os fatos se encaixam para chegar ao desenlace.
- Desenlace: é a conclusão da narração, onde tudo o que ficou pendente durante o desenvolvimento da história é explicado, os mistérios são desvendados.
Você com certeza deve conhecer bem pelo menos um dos personagens que eu usei como exemplos ali em cima, e deve ter percebido como cada um deles tem um papel diferente dentro da história. As luzes focam sempre nos protagonistas. Você e os outros jogadores controlam os personagens principais da história que o seu narrador desenvolve. Isso significa que você será grandioso, terá renome e que seus atos influenciarão o mundo diretamente. Não serão os personagens do narrador (NPCs) que resolverão os problemas mais graves do mundo, e se vocês morrerem, provavelmente foi uma fatalidade, um erro do narrador (ou o grupo fez uma série de escolhas realmente muito equivocadas), já que para uma história continuar ela precisa de personagens vivos. Os antagonistas e os oponentes serão os desafios, porque sem dificuldade não há superação, mistério, não tem clímax, não tem emoção, enfim, não há razão para contar uma história. Desse modo, não procure criar um personagem acreditando que o seu narrador quer matar o seu personagem, porque ele não quer. Na hora de construir um personagem de RPG, leve em consideração as seguintes idéias:
- Você é o herói, sempre, ninguém fará o trabalho duro no seu lugar;
- Se você não tiver limitações e problemas, não terá desafios para superar;
- O objetivo da história não é te matar, e sim, mostrar sua ascensão (a sua evolução);
- Você não atuará sozinho, existem protagonistas e coadjuvantes do seu lado (não tente resolver tudo quando estiver em grupo);
- O seu personagem não é você, não o veja como “eu mesmo perfeito e inatingível”;
Leonardo “Mammoth” Zarpellon é um estudante de Administração que, ao longo de vários anos jogando RPG, constatou que contar histórias não é um ponto forte da sua sociedade. Insatisfeito com as campanhas que começam e terminam poucas semanas depois, e com a ajuda de Diego “Baldwin Ironheart” Nascentes Branco e Eduardo “edthere” Gimenes, ele decidiu compartilhar suas idéias com os que já tiveram experiências parecidas e para os que estão no começo da carreira dentro do hobbie, para que encontrem uma solução para seus problemas. Ele espera que aqueles que se sintam ajudados pelas dicas, enviem quantias generosas de dinheiro para sua conta nas Bahamas.
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